11/02/16

POTÉNCIAS SUL AMERICANAS





Dentro da America Latina não há dúvida que os dois principais produtores sejam Chile e Argentina, e de fato se tornaram verdadeiras potências mundiais. Suas gamas de vinhos impecáveis e modernos caíram no gosto internacional também em virtude de preços mais acessíveis se comparados aos dos maiores concorrentes. Portanto na seleção do mês quisemos exemplificar esta teoria com dois clássicos das respectivas viticulturas: um Cabernet chileno e um Malbec argentino, ambos mostrando ao mundo o grande potencial, cada um com suas características.





Foye Cabernet Sauvignon




Da Terra Mapuche


Procedente da França e radicada no Chile desde o século XIV, a família Bouchon se dedica á viticultura de boutique: ao manter dimensões moderadas na produção, limites que se propõem a respeitar em benefício do completo controle dos processos, garantem a qualidade de seus vinhos.

Foye é o nome Mapuche para uma árvore sagrada em sua cultura cuja flor é símbolo da fertilidade e da vida.
Notas de degustação


Um típico Cabernet Sauvignon do Chile, de boa qualidade. O característico toque vegetal está presente, mas é delicado, lembra uma geléia de goiabas, mas aí está também a hortelã completando um aroma refrescante. A boca é frutada, com taninos muito delicados e redondos, o corpo é médio e o conjunto muito agradável, fazendo um vinho em estilo jovem, para momentos conviviais.
Harmonização


Ideal para acompanhar carnes grelhadas como uma boa peça de picanha.


Mais informações


País: Chile

Região: Valle del Maule

Produtor: J. Bouchon

Castas: 100% Cabernet Sauvignon

Tipo: Tinto

Safra: 2014


Teor alcoólico: 13%

Temperatura de serviço: entre 14 a 16°C

Amadurecimento: em cubas de inox, para manter o frescor da fruta

Guarda: 3-5 anos



Sinfonia Malbec Selected Vineyards




Harmonia musical


A vinícola se chama Acordes e não por acaso o nome do vinho é Sinfonia: a idéia é mostrar que todas as notas toquem ao uníssono, mas em perfeita harmonia. Procedente do Valle do Uco (Mendoza), de vinhedos situados nas encostas da Cordilheira dos Antes, a 1150 mt de altitude, a vinícola conta com a consultoria do badalado enólogo Mauricio Lorca.

Este é um Malbec que segue a última tendência mundial que está a cada vez mais diminuindo potência e densidade em favor de fineza e frescor.
Notas de degustação


A coloração é rubi com reflexos violáceos. O nariz é expressivo e nítido, com frutas vermelhas e negras frescas, com notas de café e tabaco. Em boca é elegante e suculento, fino, mas de bom volume, apresentando grande equilíbrio entre frescor, tanino, fruta e álcool, terminando num final agradavelmente suave.
Harmonização


A harmonização clássica seria com uma parrillada, típico churrasco argentino. Mas seus taninos macios permitem que acompanhe pratos de massa também, como um gnocchi com almôndegas ao molho de tomate.


Mais informações


País: Argentina

Região: Mendoza

Produtor: Acordes

Casta: 100% Malbec

Tipo: tinto

Safra: 2015


Teor alcoólico: 13,9%

Temperatura de serviço: 16 a 18°C

Amadurecimento: 3 meses em barricas de carvalho francês

Guarda: 4 a 5 anos






Sobre as vinícolas


J. Bouchon: A família Bouchon está no Chile desde 1887 quando Emile Bouchon chegou da França para trabalhar como enólogo assistente. Atualmente a quarta geração de seus descendentes encontra-se à frente dos negócios que prosperaram sem perder o caráter familiar.


Acordes: nasce em 2004 com o objetivo de elaborar vinhos de qualidades para o mercado interno e de exportação. A filosofia empresarial corresponde perfeitamente ao conceito de “acordes”, ou seja, com as notas soando ao mesmo tempo. Linhas de vinhos que refletem identidade, caráter e expressão. O desafio e a busca de qualidade são uma constante no processo de criação da vinícola.