07/06/17

Jantar lá em casa? Só com o melhor vinho






Quando se aproxima um aniversário especial ou o aquele tão aguardado jantar de amigos, a ementa mais requintada não impressionará se o vinho a acompanhar não for cuidadosamente escolhido.

Todos sabemos que a escolha do vinho é essencial, mas enquanto nos desdobramos em mil para preparar a ementa, a compra do vinho pode ser apressada ou descuidada - isso compromete a mais genuína das intenções em oferecer o melhor jantar de sempre.

Num tempo em que só as receitas melhor empratadas e mais originais valem fotografias nas redes sociais, o desejo de um bom anfitrião é que todos os seus pratos impressionem e fiquem na memória dos convidados (assim como na dos seus telemóveis e contas de instagram). Desde a entrada à sobremesa, a palavra de ordem é harmonia, algo que só se consegue com uma boa conjugação de prato e bebida. Muitas vezes, o vinho escolhido para a refeição não é o melhor para a entrada, o que condena desde logo o sucesso do jantar.

Como a Lei de Murphy tem especial prazer em complicar os planos dos mais ansiosos anfitriões, no dia do jantar ainda falta comprar o vinho e acontece sempre qualquer coisa no emprego que atrasa a saída e apressa tudo. Quando, a correr e já a pensar no que devemos colocar ao lume primeiro para não atrasar o evento, chegamos ao hipermercado para comprar o vinho, existe um grande risco de trazer a escolha errada para casa. A pensar nisso, o Continente oferece uma vasta gama de vinhos de cada região do nosso país, desde tinto alentejano a rosé do Dão ou verde Alvarinho, sob a marca "Contemporal". E como ninguém nasce enólogo, a marca de hipermercados convidou o especialista Aníbal Coutinho para sugerir as melhores opções de "Contemporal" para uma série de receitas requintadas.