14/08/17

Qual é o tipo ideal de vinho para cada estação do ano

,,,,




Durante muito tempo, no Brasil, os vinhos foram vistos como bebidas para serem consumidas no inverno. Embora essa mentalidade venha mudando há algum tempo, muitas pessoas ainda acreditam que ele só deve ser degustado quando as temperaturas estão mais baixas.

Tintos, brancos, rosés, espumantes… A verdade é que a bebida possui tantas variações que pode ser consumida sempre. O segredo está em descobrir qual é o vinho certo para cada estação e para os mais variados tipos de cardápio que são servidos com elas.

Neste post, vamos te ajudar a definir qual o melhor vinho para cada estação do ano. Assim você pode apreciar e até oferecer para os seus convidados, sem medo de errar, rótulos diferentes durante o ano inteiro. Além de falarmos sobre qual o melhor vinho para combinar com cada época, também vamos tratar da forma correta de degustar cada um dos tipos. Confira:
Para o verão: aposte nos vinhos refrescantes

No verão brasileiro, as temperaturas são muito elevadas. Dependendo da região, o clima pode ser mais seco ou mais úmido, mas o calor é frequente em todo o território nacional — com alguns locais chegando a marcar 40 °C nos termômetros e com uma sensação térmica que pode ser ainda maior.

Em virtude disso, cresce o consumo de frutas, de saladas e de pratos mais leves, como carnes brancas — em especial peixes e frutos do mar. E, para harmonizar com esses preparos, os vinhos mais indicados para o verão são:



os brancos;


os rosés;


e os espumantes.


No geral, esses vinhos costumam ter um teor alcoólico mais baixo. Sendo assim, eles são mais leves e mais refrescantes, perfeitos para a época de calor. O ideal é que sejam consumidos em uma temperatura entre 6 °C e 12 °C, para que estejam refrescantes, mas não muito gelados.

E pessoas que só gostam de vinho tinto: elas não podem consumir a bebida no verão? Podem. Nesse caso, o ideal é que seja um tinto mais jovem e mais frutado, isto é, que não tenha ficado tanto tempo em processo de maturação. A temperatura ideal para consumo é entre 12 °C e 14 °C.

Uma dica importante: jamais coloque uma pedra de gelo dentro do seu vinho! Caso precise gelar a bebida depois de levada à mesa, solicite um balde de gelo para colocá-la dentro. A adição de gelo dentro de um vinho prejudica completamente o gosto e as propriedades da bebida.
Para o outono: escolha os vinhos de corpo médio

No Brasil, o outono tem clima ameno. A transição entre verão e inverno faz com que as temperaturas comecem a cair, mas ainda não sejam tão frias. Por isso, os hábitos alimentares também seguem essas mesmas características.

Com a queda das temperaturas, o vinho começa a aparecer mais para acompanhar as refeições dos brasileiros. Mas, afinal, qual o vinho ideal para o outono?

Como nessa época as temperaturas ainda não caíram muito, é possível tomar vinhos brancos e refrescantes — assim como se faz no verão. Entretanto, os mais indicados são os tintos, de corpo médio, e os brancos mais encorpados. Boas sugestões são Pinot Noir e Merlot.

No outono, os vinhos brancos devem ser consumidos entre 8 °C e 10 °C, e os tintos, entre 14 °C e 16 °C.
Para o inverno: prefira os vinhos encorpados

Na estação mais fria do ano, cresce o consumo de vinhos tanto por hábito quanto por tradição, especialmente nos locais mais frios do Brasil, como na região Sul.

Nessa época também cresce o consumo de massas, carnes vermelhas e comidas calóricas. Para acompanhar esses pratos, as regras de harmonização sugerem vinhos mais encorpados, especialmente os tintos.

Com teor alcoólico superior, esses tipos aquecem mais — e justamente por isso são os preferidos para o período. Boas pedidas são os tradicionais vinhos:


Cabernet Sauvignon;


e os fortificados, como vinho do Porto e da Madeira.

Caso você faça questão de um vinho branco, opte por um Chardonnay ou por um Chenin Blanc.

Nessa estação, o mais recomendado é consumir o vinho mais próximo à temperatura ambiente.
Para a primavera: vá com os vinhos rosé

Assim como no outono, as temperaturas na primavera são mais amenas. Entretanto, diferentemente daquela estação, na primavera tudo está florescendo e o clima é mais quente, já que a transição é do frio do inverno para o calor do verão.

Embora em um 1º momento a bebida não pareça a melhor opção para a estação, vale arriscar e fazer uma aposta diferente: vinhos rosés. Mais frescos e frutados, os rosés combinam perfeitamente com aquela que é conhecida como a estação das flores.

Originários da França, eles estão entre os brancos e os tintos, por isso possuem uma coloração rosada. Para se chegar a essa cor, é necessário que, durante o processo de fermentação, o mosto fique pouco tempo em contato com as cascas da uva, absorvendo um pouco de sua pigmentação.

A principal vantagem dos vinhos rosés é que eles vão bem com diversos tipos de pratos, sendo assim fácil de fazer harmonizações. Combinam bem com peixes e frutos do mar, mas também com massas, saladas e carnes vermelhas grelhadas. Portanto, trata-se de uma bebida versátil e bastante recomendada para a primavera. O ideal é ser consumida gelada.

Neste post, procuramos mostrar que o vinho não é uma bebida que só pode ser apreciada no inverno, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar. Por isso, separamos algumas dicas e sugestões de harmonização para você ser capaz de decidir qual é o melhor vinho para cada estação. Assim você pode se deliciar com a bebida durante o ano inteiro!

Melhor do que isso só receber no conforto da sua casa vinhos diferentes, de qualidade, apropriados para a época do ano e selecionados por sommeliers da Ville du Vin. Quer ter tudo isso?

Participe do BENVINO, um clube de assinatura de vinhos com rótulos exclusivos e diferentes planos para atender às suas necessidades. Se você é amante de vinhos, garanta logo a sua assinatura e tenha acesso aos melhores e mais exclusivos rótulos do mundo, selecionados especialmente para você!

por sommelier

Ricardo Valsumo 



Sem comentários: