20/06/16

10 ATITUDES DE OURO PARA COMPRAR BONS VINHOS





– Alguns leitores solicitaram que fizemos uma lista de sugestões para comprar bons vinhos. O tema é complexo, pois já começa com o termo “bom Vinho”, que é subjetivo. Entretanto, comprar e um ato objetivo, e levamos à frente a idéia, indicando as seguintes atitudes:






1: PROCURE CONHECER AS CHAVES DA QUALIDADE DE UM VINHO:

 o Marketing pode criar várias expectativas quanto ao vinho que está na garrafa, relacionando notas de degustações, predicados e indicações de especialistas. Mas o que realmente está dentro da garrafa? Vinho feito a partir de uvas maduras. Uma informação importante e nem sempre presente nos rótulos são as chaves primárias da qualidade do vinho: o nome da casta que produziu o vinho, a origem das uvas (região, vinhedo), a safra e o nome do produtor. Os europeus imaginam que você deve saber isto tudo de cor, simplesmente pela menção do nome da região. Borgonha tinto sempre é produzido a partir da Pinot Noir. Borgonha Branco é feito com a Chardonnay. Entretanto, nem todo mundo é connaisseur. Assim, os produtores do Novo Mundo, por não ter vinhedos com o renome dos terroirs europeus, deram notoriedade ao nome da casta. Se você gostar de Cabernet Sauvignon possivelmente apreciara tanto o francês quanto o chileno ou o norte americano. Na Borgonha, saber o nome do produtor é fundamental, pois a distancia de 500 metros entre um vinhedo e outro pode influenciar em uma centena de euros o preço do vinho. Conhecendo e entendendo como os vinhos variam de qualidade em função das uvas e das regiões de origem você já tem uma primeira base para escolher seus bons vinhos.


2: ANTES DE COMPRAR, PROCURE AS OPÇÕES DISPONIVEIS NO MERCADO:

Já que voce deseja variedade, qualidade de atendimento e o melhor preco da cidade, a regra básica é conhecer o que esta disponível no mercado. Leia o maior volume de informação possível, circule pelas lojas e importadores. Pesquise na Internet. Participe de fóruns que dão dicas sobre vinhos. Exerça esta liberdade de comprar onde achar a sua melhor opção.


3: PROCURE POR PROMOÇÕES:

Grandes quantidades de produtos exigem uma boa capacidade de negociação, compra e estocagem. Neste sentido, grandes redes de vinotecas e supermercados podem oferecer promoções atraentes. Lembre-se, entretanto, que quantidade pode não rimar com qualidade. Preste atenção em como os vinhos estão dispostos. Para vinhos do dia-a-dia, com alta rotatividade de vendas, um ambiente climatizado poderá ser dispensado. Provavelmente será nas menores adegas que você encontrará um atendimento super-especializado e vinhos fora de série, mas o preço pode ser mais alto do que nas grandes redes. É importante circular para conhecer o mercado.


4: COMPRE OS VINHOS DE GUARDA NO MOMENTO QUE VEM AO MERCADO: As melhores compras de vinhos de guarda, que constituirão sua coleção de rótulos, certamente terão melhores preços na época de chegada no mercado. Na medida em que seus predicados forem confirmados e o envelhecimento e afinamento na garrafa for acontecendo, os precos subirão.


5: SE FOR NOVIDADE, PROVE ANTES DE COMPRAR:

 Antes de se decidir pela compra de uma caixa de vinhos que nunca degustou, prove antes. Ser feito com a sua uva predileta pode não ser representativo, pois todo vinho espelha as questões particulares das regiões de produção, da safra, bem como a intenção do produtor ao vinificar a safra. Participe sempre que puder de degustações nas lojas, e não tenha receio de provar novidades. Saia da rotina!


6: DESCONFIE DE GRANDES PROMOÇÕES:

Desconheco quem joga dinheiro pela janela do carro enquanto viaja. No mundo do vinho, desconfie de promoções com grandes descontos. Falando de vinhos do dia-a-dia: para vinhos brancos, 3 anos é um prazo razoável, considerando que você bebera o vinho num período de até um ano após sua compra. Para tintos, considere 5 anos como uma idade ideal. Veja com cuidado um branco com mais de 5 anos em oferta. O ideal será provar uma garrafa, ou até mesmo duas, antes de comprar uma caixa. Pesquisa recente feita na Inglaterra revelou que 98% dos vinhos comprados em Supermercados são bebidos nas próximas 48 horas após a compra !


7- COMPRE DIRETO DE PRODUTORES OU IMPORTADORES:

 Comprar direto do produtor, ou do importador oficial do vinho pode resultar em belos descontos. Pesquise antes de comprar. Desconfie de vendedores que digam que este é o melhor vinho que você vai beber na sua vida. Espero que ela seja longa e cheia de descobertas !!!


8: CONSIDERE TODA A INFORMAÇÃO COMO UM GRÃO DE SAL:

 Se pretende investir na compra de um volume significativo de vinhos para a sua adega, recolha toda a informação possível sobre o que deseja comprar. Melhores produtores, melhores regiões, melhores safras, melhores preços. So então va para a etapa da compra em si. Um grão de sal a mais pode salgar a comida, mas um a menos pode fazer toda a diferença.


9: COMPRE VINHOS PARA BEBER E NAO APENAS COMO INVESTIMENTO:

É tão difícil ganhar dinheiro investindo em vinho como em qualquer outro tipo de investimento. Defina se você quer beber pelo prazer de desfrutar uma bela taça de vinho junto com amigos, ou se seu relacionamento com o vinho será por mero investimento. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa! Respeito quem caminha por qualquer uma das estradas, mas pessoalmente prefiro imaginar que o melhor lugar para guardar vinho é na lembrança.


10: CONSIDERE OS LEILÕES COMO UMA FONTE DE VINHOS MADUROS:

Leilões de vinhos podem ser boa fonte de vinhos de safras antigas, indisponíveis em lojas e importadores, ou de oportunidade de comprar vinhos por preços interessantes. Tenha certeza da origem e do estado de conservação dos vinhos antes de sair arrematando as garrafas.

Sem comentários: