07/06/16

UM PAPO SOBRE VINHOS

08/06/2016

Um papo sobre vinhos: Nomes e rótulos esquisitos
por Ricardo Valsumo

Conheço muita gente que compra vinho de acordo com a beleza do rótulo ou da garrafa. É mais ou menos como comprar um livro pela capa. Um nome pomposo, do mesmo modo, ajuda a vender vinho. E o contrário também é verdadeiro, ou seja, um nome esquisito pode afugentar alguns compradores. Quer um exemplo? Você daria de presente a sua sogra (estou presumindo que você gosta dela) um vinho chamado Monte dos Cabaços? No caso, Cabaço é o sobrenome dos proprietários da vinícola portuguesa, no Alentejo. Um ótimo vinho, diga-se de passagem!
O mundo do vinho está repleto de nomes estranhos. Muitos deles são oriundos de Portugal e acabam, aqui no Brasil, tendo um significado engraçado e diferente daquele dado em sua terra de origem. Um exemplo emblemático consiste num vinho chamado Vinha do Putto, feito na Bairrada. Em terras lusitanas, o puto nada mais é do que um garoto.

Os exemplos são tantos (não só de Portugal) que conhecidos meus, há alguns anos, publicou em seu seus blogues o relato de uma degustação dita pornográfica. Antes que se pense alguma bobagem, alerto para o fato de que todos estavam devidamente trajados e nada desabonador ocorreu ali. O que ensejou esse adjetivo foram os nomes dos vinhos degustados. Além dos dois portugueses já mencionados, foi servido o Periquita branco e tinto e o Lavradores de Feitoria Três Bagos (que também produz o Quinta das Trepadeiras). Da Argentina, veio o Picada Malbec e Cabernet Sauvignon. O australiano Coonawarra Cabernet Shiraz Merlot também teve seu espaço.
Outro amigo, anónimo(portugal),optei por ocultar sua identidade por razões óbvias ,os críticos ,bloguistas, coletou, em seu blog, alguns nomes estranhos de vinhos portugueses: Terras do Demo, Bastardo, Óbvio, Diga?, Pasmados, Malhadinha, Incógnito, HDL, Pinote, Inevitável, Desigual, Porta Velha, Pó de Poeira, Poeira, Corpus, Abandonado, Anta da Serra, Cabeça de Burro, Estopa, Volúpia, Audaz e .Com. Há ainda um vinho lusitano chamado Bigode, que ficou de fora da lista do nosso contemporáneo atrás referido.
Os rótulos também se mostram instrumentos importantes para vender vinho. Há os austeros, sem qualquer imagem e que cingem-se a trazer textos, geralmente com o nome do produtor, da região, da uva, etc. Há ainda os que trazem obras de artistas renomados, como ocorre com o Château Mouton Rothschild, em Bordeaux, na França, que já trouxe ilustrada uma pintura de Pablo Picasso. 
Hoje em dia, é comum ver rótulos bem coloridos e mesmo com desenhos de animais. Lawrence Osborne, autor do livro O Connaisseur Acidental - Uma Viagem Irreverente Pelo Mundo do Vinho, tem uma opinião peculiar sobre essas estratégias comerciais: "Não se pode deixar de notar o marketing contemporâneo dos vinhos mediante rótulos engraçados e esquisitos, com suas curvas fractais, suas cores de suco de frutas tropicais e seus bichos desenhados para agradar à criança interior, o monstro cretino que se esconde dentro de cada um de nós. Há um aumento inegável de bichos, por exemplo, em rótulos de vinho, uma tendência fadada a crescer. Só o que se pode fazer para protestas contra essa novidade é chamar a atenção para o fato de que a qualidade de um vinho talvez seja inversamente proporcional à ferocidade do bicho em seu rótulo. Cuidado, portanto, com rótulos com águias, tigres ou ursos (ainda não vi tubarões, leões-marinhos ou velociraptores rsrsrsr, mas é só uma questão de tempo).".
Mas posso dizer que você não deve se impressionar com nomes e rótulos. Já provei vinhos excelentes com nomes ou rótulos pouco convidativos. O contrário também já ocorreu.
Entre ambas as partes se destacaram.Então como é de conhecimento de todos , o mundo da enologia assim como a enogastronomia é digámos uma área bem complexa em que nos prega umas surpresas muitas vezes pela positividade ou negatividade ,mas não se esqueçam que nem todo o mundo gosta da mesmice .O vinho que me agrada , pode não agradar ao meu amigo do lado .
Então sugiro a todos , explorarem este mundo cheio de opções e a divertirem-se o mais prazeroso e divertido possível .

Um brinde a todos 

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